quarta-feira , 26 junho 2019
Auto posto União
PIRES
Home / Cidades / Projeto solicita que Detran notifique os motoristas sobre a validade da CNH
imperio imposto de renda

Projeto solicita que Detran notifique os motoristas sobre a validade da CNH

gif-s.o.s

feijoada-solidariaaa-gif-1-1

gif-jl-forros-1

202-1-1-1

gif-moça-biju-2

Conforme a proposta, a notificação deverá ser realizada com, ao menos 30 dias, de antecedência da data de vencimento do documento. 

POR: AsseCom / Marçal Filho
Projeto do deputado Marçal Filho foi apresenta nesta terça-feira na Assembleia Foto: Luciana Nassar

Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Marçal Filho (PSDB), apresentado nesta terça-feira (28) na Assembleia Legislativa, pede que o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) notifique os condutores de veículos sobre a proximidade da expiração da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Conforme a proposta, a notificação deverá ser realizada com, ao menos 30 dias, de antecedência da data de vencimento do documento. O aviso poderá ser feito por meio dos canais de comunicação já utilizados pelo órgão, incluindo mensagem por email e telefônica.

 “Ocorre que o longo período existente entre as datas inicial e final de validade da CHN contribui para que os condutores não se apercebam da necessidade de providenciar a renovação do documento. Com isso, ficam sujeitos à sanção administrativa de natureza gravíssima”,

justificou o parlamentar.

O condutor flagrado com CNH vencida há mais de 30 dias, conforme o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro, comete infração gravíssima, o que acarreta perda de sete pontos e multa de R$ 293,47.  Ainda existe a possibilidade de retenção do veículo, uma vez que não é permitido o condutor dirigir com a CNH vencida.

O Projeto de Lei não implica, necessariamente, em ônus adicional ao Detran/MS, pois deixa a critério do órgão escolher o meio pelo qual efetivará a notificação aos condutores. Conforme lembra Marçal Filho, o Detran possui o cadastro de todos os condutores habilitados no Estado, bem como os prazos do término da validade dos documentos de habilitação, o que direciona à possibilidade de expedir a notificação de modo automático, por meio do uso de sistemas informatizados.

______________________________________________________________________________________________________

205-1-1-1

anigif-milkoisas-1-1-1

Jesus esta voltando