terça-feira , 21 agosto 2018
Auto posto União
gif pires
Home / Cidades / MPEduc realiza audiência pública em Rio Brilhante para buscar melhorias na educação do município
imperio 2

MPEduc realiza audiência pública em Rio Brilhante para buscar melhorias na educação do município

progresso

anigif

Durante a audiência o promotor de justiça Jorge Ferreira destacou a elaboração de um documento que surgiu a partir de visitas que ele próprio e sua equipe realizaram nas 21 unidades de ensino do município.

Por: Olimar Gamarra
DSC06816
Publico marcou presença e ouviram atentamente as falas- Fotos (Olimar Gamarra)

Foi realizada na noite desta quarta-feira (06) no plenário da câmara municipal de Rio Brilhante a segunda audiência pública do projeto Ministério Publico pela educação. Conduzida pelo promotor de justiça de Rio Brilhante Jorge Ferreira Neto Junior a audiência teve a participação na composição da mesa o procurador da republica Marino Licianelli Neto de Dourados alem da secretária de educação do município Magali Lima, presidente da câmara de Rio Brilhante vereador Jose Maria o Nô  .

Na platéia, alunos, pais, diretores de escolas, professores e lideres da comunidade que interagiram com os palestrantes fazendo perguntas ao final.

Durante a audiência o promotor de justiça Jorge Ferreira destacou a elaboração de um documento que surgiu a partir de visitas que ele próprio e sua equipe realizaram nas 21 unidades de ensino do município para identificar problemas e deficiências principalmente estruturais nas escolas e creches.

‘’O que queremos mostrar nessa audiência publica é que nosso objetivo não é apontar falha de gestor A ou B, o que buscamos é melhorara a qualidade do ambiente escolar a as escolas, onde são formados nossas crianças e jovens’’, destacou Jorge.

Segundo o promotor o documento final é formado inclusive por fotografias das unidades de ensino que demonstram onde as melhorias devem ser feitas.

O prazo definido pelo Ministério Publico Estadual dentro do projeto MPEduc para que as melhorias sejam feitas e os problemas identificados sanados é ate 2021, porem a secretária de educação Magali disse que ate 2020 a administração  municipal pretende cumprir a recomendação feita pelo MP.

DSC06823

‘’Sabemos que podem faltar recursos no município para realizar todas essas adequações, porem se preciso for vamos recorrer a esferas estaduais e ate federais para cumprir o que firmamos com o Ministério Publico’’, falou Magali.  O município elaborou um plano de adequações que foi entregue ao MPE.

No que tange as três escolas estaduais existentes no município cabe ao procurador da república Marino Lucianelli, presente na audiência, acompanhar o cumprimento da recomendação.

Magali destacou ainda que Rio Brilhante já iniciou o melhoramento da educação no município citando como exemplo o aumento de numero de vagas nos centros de educação infantil. ‘’Ainda temos crianças na fila de espera, mas, criamos muitas vagas em creches. Pretendemos cada vez mais diminuir essa espera’’.

‘’Fizemos o compromisso com os pés no chão e vamos cumprir, pois é nosso objetivo também oferecer cada vez mais um ensino de qualidade a nossos alunos’’ finalizou Magali que representou o prefeito Donato Lopes da Silva que não esteve na audiência devido a compromisso já marcado em Campo Grande.

Respondendo a pergunta de uma mãe de aluno, Jorge Ferreira esclareceu que o documento elaborado é publico e está disponível na promotoria para quem tiver interesse.

DSC06819

Jorge Ferreira salientou que as visitas as unidades escolares irão continuar para acompanhar a execução das melhorias.

Ao todo são 20 etapas a serem cumpridas pelo município ate 2021. ‘’Acredito que esse prazo é suficiente para o cumprimento das etapas até mesmo porque já verificamos que alguns problemas identificados por nós já estão sendo sanados’’ diz o promotor.

Na região o projeto Ministério Publico pela educação é desenvolvido em 18 cidades.

DSC06824

_____________________________________________________________________________________

34136635_911381555708497_5107467309019037696_n

MK-serralheria-1-1-1-1-2-1-1-1

anigif-1-1

mayfa
Jesus esta voltando