quarta-feira , 21 novembro 2018
PIRES
Auto posto União
Home / Cidades / HOSPITAL RIO BRILHANTE: Comunicado acerca da Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social.
imperio e camila

resolve-emprestimos-1

ppp-1-1

O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) é concedido pelo Ministério da Saúde à pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social.

Por: Redação

Imagem (Arquivo Rio Brilhante em Tempo Real)

O Hospital e Maternidade de Rio Brilhante mantido pela Associação Beneficente de Rio Brilhante é uma entidade privada sem fins lucrativos que presta serviços de saúde a população de Rio Brilhante e região a mais de 60 anos.

Atualmente a gestão do Hospital é presidida pelo Senhor Alcebíades da Costa Silva, o Bidão, que tem pautado sua administração pela austeridade nos gastos, melhoria e ampliação do atendimento além de uma profunda reestruturação operacional, administrativa, Fiscal e Tributária da entidade.

CEBAS – Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social.

O Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (CEBAS) é concedido pelo Ministério da Saúde à pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como Entidade Beneficente de Assistência Social, com a finalidade de prestação de serviços na Área de Saúde, cumpridas as condições definidas pela legislação. A obtenção do CEBAS possibilita às entidades a isenção das contribuições sociais, em conformidade com a Lei nº 8.212 de 24/07/1991 e a celebração de convênios com o poder público, dentre outros. (Fonte: portalms.saude.gov.br)

Quando assumiu a administração do Hospital de Rio Brilhante, a atual gestão tinha a grande preocupação de obter essa Certificação tão importante para a continuidade dos serviços prestados pela instituição, já que vários pré-requisitos para a mesma estavam desatualizados desde 2013. Mobilizou-se, então, uma força tarefa composta por funcionários do hospital, prefeitura municipal e apoio logístico do gabinete do Deputado Federal Geraldo Resende em Brasília para que se pudesse lograr êxito nessa empreitada.

Para se ter uma ideia, os dados do percentual de atendimentos particulares e convênios estavam desatualizados desde 2013. Ressaltando que toda entidade hospitalar que atende o SUS de forma complementar está obrigada a informar mensalmente o Ministério da Saúde o quantitativo de seus atendimentos para comprovar que atende acima de 60% os usuários do SUS.

Com essa Certificação o Hospital de Rio Brilhante poderá continuar recebendo investimentos públicos a fim de melhorar sua estrutura física e aparelhar adequadamente seu parque tecnológico criando condições de ampliar e qualificar os atendimentos. Isso traz imediatamente benefícios diretos para toda população de Rio Brilhante e região.

Processo de Reestruturação

A conquista da Certificação de Entidade Beneficente faz parte de um processo maior de reestruturação operacional, estrutural, administrativa e fiscal-tributária. O próximo passo agora é conquistar as Certidões Federais para habilitar-se aos Programas de Transferências Voluntárias de recursos da União e as linhas de crédito para reestruturação financeira e patrimonial.

Para isso está sendo elaborado um Plano Diretor que deverá ser apresentado a toda sociedade em Novembro de 2018 onde constam todas as ações de reestruturação que visa garantir a sustentabilidade do Hospital num prazo de dois anos.

Agradecimentos

O Hospital e Maternidade de Rio Brilhante aproveita a oportunidade para agradecer aos funcionários que de forma tão comprometida se empenharam nessa conquista. Também ao prefeito municipal Donato que disponibilizou toda a estrutura da prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde para acelerar o processo e também ao gabinete do Deputado Geraldo Resende em Brasília que colaborou nos contatos com o Ministério da Saúde.

Enfim, mais um passo nessa árdua missão de administrar o Hospital com responsabilidade e eficiência.

ALCEBÍADES DA COSTA SILVA

Presidente Associação Beneficente de Rio Brilhante.

______________________________________________________________________________________________

milkoisas

ppppp-1-1